Cara(o) Associada(o),
O Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Segurança Social e Saúde do Distrito de Braga, teve na sua génese a singular característica de ter sido constituída por trabalhadores para trabalhadores. Uma associação democrática, reservada, mas ecuménica. Parece um paradoxo, mas a figura é desfeita quando se entra na Organização e se constata que a sua atividade é desenvolvida e materializada para dentro e de dentro para a comunidade.
Com muito orgulho, assumi a liderança do CCD Braga em 2013. Mas a grandeza duma Instituição constrói-se pela pluralidade de pensamentos, não podemos percorrer o caminho solitariamente, mas em sociedade. Conhecimento, também é reconhecer que nada sei, por isso, formamos juntos, um novo modelo de gestão, uma nova dinâmica na Organização. A nossa força é a verdade e a convicção em reconhecer as nossas limitações. Trabalhamos com respeito pelo mais de meio século de história do CCD Braga. Sinónimo de partilha, convívio, solidariedade, amizade e saudade.
Iniciamos desde então um processo revolucionário, mas evolucionário, conferindo conceitos, atitudes e visões conducentes com as necessidades e dificuldades dos tempos vividos. Duplicamos o número de trabalhadores, mas mais importante do que isso, mantemos os postos de trabalho. Atingimos uma produção diária de mais de 600 refeições. No quadro social, prestamos apoio diário a 40 utentes no seu domicílio e recebemos mais de 10.000 utentes por ano na Colónia de Férias de Apúlia. Mas aqui, não fazemos caridade. A caridade torna as pessoas submissas, ao nosso olhar, todos somos iguais e todos precisamos uns dos outros. No CCD Braga transformamos vidas trabalhando em solidariedade. Nos três bares, continuamos a servir diariamente todos os trabalhadores da Segurança Social e Saúde com mesma alegria de sempre. A nossa Sede é hoje um estabelecimento polifacetado, de energias positivas, de movimento e de alternância de barulho, cores e cheiro. Limpa-se para se sujar e arruma-se para se desarrumar. A vida que as crianças transportam para o atelier das artes ou para a sala ao lado nas aulas de música, nas de teatro, nas de dança e na sala de estudo ou os participantes nas aulas de ginástica, unida com as atividades exteriores e a todo o outro trabalho que realizamos, conserva acesa a alma do CCD Braga.
É necessário manter esta matriz de investimentos nas pessoas e em recursos para continuar a crescer, mas acima de tudo, para segurar o que já conquistamos. A marca CCD Braga representa rigor, transparência e qualidade em tudo o que fazemos.
Mais perto de si!
Com o Site e concomitantemente com o My CCD Braga, saltamos barreiras, derrubamos muros e abrimos caminhos, acelerando a nossa comunicação e reforçando a transparência dos serviços prestados. O My CCD Braga é uma aplicação móvel "app" para smartphones, exclusiva para Associados, que concentra, numa informação simples, todos os serviços de interesse para os Associados, carregando sempre consigo o CCD Braga.
Aos nossos trabalhadores, uma palavra de esperança e compromisso da nossa dedicação, empenho e trabalho num futuro próspero para o CCD Braga. Um reconhecimento pelo esforço no acolhimento das novas medidas, um agradecimento pelo trabalho que têm desenvolvido e que a valorização das suas ideias e a descentralização de responsabilidades têm-nos conduzido ao bem-estar desejado. Tenho histórias de todos, e para todos.
No CCD Braga somos assim, livres, porque respeitamos a liberdade dos outros.
13 de julho de 2017